terça-feira, 11 de julho de 2017

PAULO NOS PREVENIU E NOS INSTOU AO COMBATE AOS FALSOS

Graça e paz amados

Tem muita gente desesperada e me perguntam como saber quem são e como combater os falsos pastores e seus ensinos, não seria novidade se eu respondesse que tudo está na Bíblia, o apóstolo Paulo, o apóstolo dos gentios, foi um mestre nesses ensinamentos.

Amados é preciso entender que este é uma assunto polémico, pois existe uma panóplia de respostas para este assunto, sendo assim a minha resposta é mais uma no meio de tantas.

Amado nas cartas do apóstolo Paulo o que fica evidente é a preocupação com os falsos pastores e seus ensinamentos. Mas, antes, de analisarmos o combate de Paulo aos falsos e a preocupação de Paulo com o falso ensino, vamos analisar primeiramente o que é que as Escrituras nos falam sobre os falsos Pastores, (Nota: quando falo Pastores me refiro a líderes, Bispos entre outros)

Irmao, o que é que a palavra de Deus nos fala sobre os falsos Pastores?

1º Que eles sempre existiram e que iriam sempre existir.
Podemos ver os falsos pastores tanto no Velho Testamento como no Novo Testamento.
Amado pois uma certa vez Jesus nos alertou e disse que os falsos Pastores iriam surgir depois de sua partida Mateus 24:24 “Pois se levantarão falsos cristos e falsos profetas e apresentarão grandes milagres e prodígios para, se possível, iludir até mesmo os eleitos”. Engraçado foi para o que Jesus nos alertou em relação a essas Igrejas com falsos pastores, é que “apresentarão grandes milagres e prodígios” mas isso para quê? Para “iludir até mesmo os eleitos” muita gente está iludida em relação ás igrejas que fazem tantos “milagres e prodígios” Jesus sabia que o diabo iria usar esse método de milagre para enganar os seus escolhidos, por isso ele escreveu o que escreveu, para nos alertar desse perigo, por isso existe um alerta em relação ao que ouvimos.

A importância do "escutar" ou “ouvir”, é várias vezes mencionada nas Escrituras

2º Os falsos seriam e estariam no nosso meio – não seriam estranhos. Pedro disse: haverá entre vós falsos pastores já condenados ao inferno, 2 Pedro 2:3 “Movidos por sórdida ganância, tais mestres os explorarão com suas lendas e artimanhas. Todavia, sua condenação desde há muito tempo paira sobre eles, e sua destruição já está em processo.”

Depois esses falsos são chamados de lobos ferozes que se vão infiltrar como podemos ver esse tipo de aleta em Atos 20:29-31 “Eu sei que, logo após minha partida, lobos ferozes se infiltrarão por entre a vossa comunidade e não terão piedade do rebanho.
30 E ainda mais, dentre vós mesmos surgirão homens que torcerão a verdade, com o propósito de conquistar os discípulos para si.
31 Por isso, vigiai! Lembrai-vos de que, durante três anos, noite e dia, não parei de prevenir a cada um de vós, com lágrimas, quanto a isso.”

3º Eles vêm sempre disfarçados 2 Pedro 2:1 “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.”
O texto diz que eles Introduzirão dissimuladamente. Ou seja, tem jeito de verdade, cara de verdade, cheiro de verdade, mas no fundo não é verdadeira. (vem camuflada, disfarçada, são fingidos ex: quando choram, e até negam o Senhor);

4º Os falsos realizam milagres, sinais e prodígios Mateus 24:24 “Pois se levantarão falsos cristos e falsos profetas e apresentarão grandes milagres e prodígios para, se possível, iludir até mesmo os eleitos”;

2 Tessalonicenses 2:9-12 “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira,
10 e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.
11 É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira,
12 a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.”

5º Muitos seguiriam os falsos 2 Pedro 2:3 “E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;” são muitos aqueles que cegamente os seguem e ainda os defendem, a esse não resta dúvida que o inferno tem lugar para eles.

6º Os falsos fariam comércio da fé 2 Pedro 2:3 “também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.”

Aqui está uma das maiores mentiras e engano dos falsos Pastores, é a troca de objetos por dinheiro, quando lhe é dado uma toalha, um frasquinho de óleo, uma garrafa de agua, uma fronha, uma arca, uma balança, uma saco de sal, uma fita, mel, cimento, incenso, perfumes vindo de Israel (mentira venda loja do chinês), subidas ao monte, entra outras coisas, nada mais é comércio.

Aliás este é um dos sinais claro dos falsos pastores – amor ao dinheiro – apego as coisas materiais. Amado observe que todo texto que fala de falso, uma das características dele é a ganância e avareza!

7º E por causa deles será infamado o caminho da verdade. Por causa deles o evangelho é difamado 2 Pedro2:2 “E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;”

8º Eles serão condenados 2 Pedro 2:1 e 3 “…para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.” Todos os textos que falam de falsos pastores falam do fim deles, o mais triste para Jesus é que aqueles que deveriam estar ao lado dEle, estão ao lado dos que já estão condenados Judas 1:4 Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.”

Bom agora vamos analisar o que o apóstolo Paulo quis falar dos falsos pastores e sobre os falsos pastores.

Amado quando analisamos o NT percebemos que Paulo foi o apóstolo que mais combateu os falsos e seus ensinos. Em quase todas as suas cartas, Paulo, nos alerta para não cairmos nas ciladas dos falsos pastores. Vamos ver o que Paulo disse e escreveu sobre os falsos?

1º Paulo disse que os falsos estão no meio da igreja: Em Filipenses 3:18 Paulo disse: “pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo”. Paulo também alertou os presbíteros de Éfeso dizendo: Atos 20:29-30 “Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho.
30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles”

2º Paulo também disse que os falsos deturpam a apalavra de Deus e são obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo 2 Coríntios 4:2 “pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.”

2 Coríntios 11:13 “Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo.”

Por isso o receio de Paulo era que:
- Eles fossem enganados e corrompidos (1 Coríntios 11:3-4)
- Viessem a se enredar com filosofias e vão sutilizas - com argumentos bem elaborados – sorrateiramente (Colossenses 2:8);

3º Assim como Pedro, Paulo nos diz que os falsos sempre são movidos pela avareza, pelo amor ao dinheiro. Os falsos sempre fazem comércio da fé.

Em Filipenses 3:18-19 Paulo diz que os falsos são inimigos da cruz porque só se preocupam com as coisas terrenas;

Em 1 Timóteo quando Paulo fala daqueles que pregam outras doutrinas diz que eles fazem isso supondo que a piedade é fonte de Lucro (Eles pensam que piedade é meio de tornar-se ricos) e alguns nessa cobiça, se desviaram da fé verdadeira 1 Timóteo 6:5-10 “altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.
6 De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.
7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.
8 Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.
9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

Em Tito 1:11 Paulo diz que eles pervertem casas inteira e ensinam coisas que não devem, por torpe ganância (ambição); ” É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.”

4º Paulo também disse que os falsos mestres e falsos profetas iriam surgir com poder do maligno e ensino de demônios 1 Timóteo 4:1 “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,” para impressionar as pessoas, levando-as a crer em suas mentiras, através de realizações que o próprio Cristo fez: sinais e Milagres (Mateus 24:24). E tudo isso tinha uma finalidade: enganar, confundir as pessoas, a fim de que elas tornem a verdade de Deus em mentira e a mentira deles em verdade, e mais afirmo que muitos pensam que estão seguindo a Deus quando na realidade estão a seguir a satanás, 1 Timóteo 5:15 “Pois, com efeito, já algumas se desviaram, seguindo a Satanás.”

5º Paulo também, assim como os outros apóstolos, fala do fim dos falsos;

Em Filipenses 3:19 diz que o destino deles é a perdição;
Em 1 Timóteo 6:9 diz que eles se afogam na ruína e perdição;
Em 1 Timóteo 6:10 diz que eles se desviaram da fé e a si mesmo se atormentaram com muitas dores;
Em Tito 3:11 Paulo diz que estes falsos estão pervertidos, e vivem pecando, e por si mesmos estão condenados.

Qual é a advertência que Paulo faz quanto aos falsos pastores?

Amado por saber que os falsos são perigosos, Paulo faz constante advertência aos irmãos em relação aos falsos. Vejamos quais são elas:

1º Eles Devem vigiar – Paulo quando fala dos falsos para os presbíteros de Éfeso, ele termina dizendo para eles: Atos 20:31 “Portanto, vigiai”

2º Eles devem ter muito cuidado com os falsos. Para a igreja de Colosso a advertência foi: Colossenses 2:8 “Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;”– com argumentos bem elaborados – sorrateiramente. Em outras palavras, tenha cuidado, pois o lobo vem sempre vestido de ovelha;

3º Eles devem ter cautela – Em Filipenses 3:2-3, Paulo avisou contra os falsos dizendo: “acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos falsos obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!” Por três vezes o apóstolo Paulo repetiu o verbo grego blepete: “Acautelai-vos”. Essa palavra é extremamente forte e sua repetição carrega uma forte ênfase. Ele quer que a igreja mantenha seus olhos abertos e seja vigilante para que esses lobos não entrem no meio do rebanho

4º Eles Devem se afastar dos falsos – Para a igreja de Roma, Paulo no final da carta aos romanos faz uma advertência quanto aos falsos dizendo que:

a) Eles deveriam notar bem aqueles que causam divisão e escândalos - aqueles que estão em desacordo com os ensinos claros da Escritura;

b) Deveriam afastar-se deles porque eles não servem a Cristo (Romanos 16:17-18);
Em Filipenses  3:18 “Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.”, O que Paulo falou naquela época é o mesmo que eu venho a ensinar à muitos anos repetidas vezes alertando as pessoas de quem estão seguindo, (os falsos) e ensino com provas baseadas nas escrituras, Paulo diz que essas pessoas são inimigos da Cruz de Cristo;

5º Eles devem lutar pela verdadeira fé Filipenses1:27 “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;”

Paulo também nos exorta a lutarmos pela fé – no conjunto das verdades da escritura (Judas 3-4).

6º Eles devem permanecer firmes no evangelho que receberam – Em Gálata Paulo diz aos irmãos das igrejas da Galácia que estavam se deixando enganar por outro evangelho:
Gálatas 1:8 “Ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que temos pregado, seja anátema. Assim como já dissemos, e agora repito, se alguém vos pregue evangelho que vá além daquele que recebeste, seja anátema”.

Então o que devemos fazer em relação com os falsos pastores?

Amado o meu conselho é fugir, fugir, fugir, se afastar deles. Alem de fugirmos deles. Alem de vigiarmos, e termos cuidado com eles, devemos lutar pela fé, defender a fé genuína e combater os falsos:

Não podemos esquecer que o Próprio Jesus Cristo falou contra os hereges e contra os ensinos dos hereges e disse que deveríamos ficar atentos e nos Mateus 7:15 “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.”;

O apóstolo Paulo disse que foi chamado para pregar o Evangelho e disse não se envergonhar dele Romanos 1:16 “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê…”. Mas disse também que Cristo o chamou para defender esse mesmo Evangelho (Filipenses 1:16);

Os apóstolos combateram os ensinos heréticos e principalmente Paulo em todas as suas cartas nos adverte para não cairmos nas ciladas dos falsos e disse para fazê-los calar porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando coisas que não convém Tito 1:11 “É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância.”;

Os pais da igreja passaram o tempo todo combatendo os ensinos falsos da sua época, aliás, eles foram de suma importância para a firmeza da fé da igreja de Cristo no seu tempo (é só olhar a história)

Os pré reformadores combateram as heresias da sua época;
Os reformadores também combateram os ensinos errados do seu tempo

E nós mais do que eles, deveremos combater essa multiplicidade de heresias do nosso tempo. Não podemos nos calar diante de tantas heresias destruidoras que tem assolado o meio evangélico. “É preciso fazê-los calar” e digo “É preciso fazê-los calar” e digo “É preciso fazê-los calar” e digo “É preciso fazê-los calar” e digo “É preciso fazê-los calar”

Por que é que devemos combater os falsos e seus ensinos?

Devemos combater porque são perigosos. O objetivo é enganar (1 João 2:26; 2 Tessalonicenses 2:3; Colossenses 2:4:8; Mateus 24:24). É Perverter o evangelho (Gálatas 1:7), é contradizer a verdade (Tito 1:9-11); O objetivo das heresias é Diminuir os olhos da igreja ao valor da obra redentora de Jesus. É por isso que Pedro diz que eles Negam o Senhor Jesus. (Judas 1:4) também diz que eles transformam em libertinagem a graça de Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor Jesus Cristo.

Agora deixa-me mostra-lhe porque elas são perigosas e conseguem o seu objetivo:

Elas são perigosas porque vêm sempre disfarçadas com a verdade. Virtualmente todas as seitas possuem forte semelhança com a fé cristã legítima, e é justamente essa semelhança que se constitui na principal estratégia de engano. Por exemplo:

a) Elas Sempre se apresentam como sendo de Deus, como o último e único mensageiro de Deus, são piedoso e querem ajudar 2 Coríntios 11:13-15 “Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo.
14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.
15 Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.”
Vieram para resolver o problema. Fazem milagres, sinais e prodígios (Mateus 24:24; 2 Tessalonicenses 2:9-12);

b) Usam a Bíblia para basear os seus argumentos ou doutrinas e prática. Elas vão sempre usar a bíblia. Elas vão sempre usar a palavra de Deus – (não se esqueça de satanás – ele sempre usou a palavra de Deus para enganar o homem);

c) Eles sempre falam de Jesus, de Deus.

Amado quero terminar e dizer: meu amado irmão fique atento, tenha cuidado, preste atenção. As aparências enganam! Não se engane e nem se deixe enganar. Que Deus nos livres dos erros, do engano e dos hereges. Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário